Movimentos da Paróquia
Os movimentos paroquiais
Nesta página pode encontrar informação sobre os variados movimentos da nossa Paróquia. Tem vontade de participar na vida da Comunidade e não sabe como? Quem sabe poderá juntar-se a nós em algum destes movimentos.
Acolitar significa «acompanhar». Assim, o Acólito com o seu serviço ao Altar da Eucaristia, acompanham o Pároco durante as celebrações.
Link Facebook:
https://www.facebook.com/acolitos.deperosinho.7
Ser leitor na liturgia não é o mesmo que ler um livro. Na Liturgia, ser leitor é emprestar a voz a Deus para que seja Ele quem fale através de nós.
O Ministro Extraordinário da Comunhão (MEC) tem a função de ajudar a distribuir a Comunhão aos seus irmãos na Liturgia. Leva também a Comunhão aos doentes que não se podem deslocar das suas casas.
Os grupos corais animam as celebrações litúrgicas e ajudam-nos a participar nelas. Actualmente, cada celebração tem o seu coro.
A Comissão Sócio-Caritativa ajuda familias e pessoas carenciadas e distribui, em cada mês, alimentos e bens de primeira necessidade. São uma extensão da caridade de Jesus para com os pobres e os que sofrem.
A Pastoral Familiar ajuda as famílias e os matrimónios cristãos a caminhar no amor à luz dos mandamentos de Jesus. Também ajudam a preparar os casais de noivos que se preparam para o Matrimónio.
A Catequese ajuda as crianças a descobrir Jesus e instrui-as segundo a Lei de Cristo e a lei da Igreja. Assim, a Catequese torna-se, também, uma importante aprendizagem dos valores
Como é ser...
Maria Emília Ribeiro
Maria Emília Ribeiro é colaboradora da Paróquia de São Salvador de Perosinho há mais de 20 anos e colabora com a Paróquia em vários movimentos, tais como os Ministros Extraordinários da Comunhão, no Coro de Nossa Senhora do Carmo e como Catequista. Aqui fica o seu testemunho de Como é ser...
Ministros Extraordinários da Comunhão
Este grupo foi criado para colaborar com os Sacerdotes na distribuição da Sagrada Comunhão, sempre que justifique o número dos fiéis. Mas, essencialmente, para distribuir a Comunhão aos doentes e acamados, ou outras doenças que os impeçam de ir a Igreja e de participar nas celebrações. Esta visita é feita semanalmente.
Membro do Coro de Nossa Senhora do Carmo
É um grupo que se disponibiliza para animar as Eucaristias ou Celebrações da Palavra, sempre com letras e músicas adaptadas as celebrações. Tradicionalmente, este coro anima as Eucaristias das 8h ao Domingo.
Catequista
Ser catequista é ser um grupo de homens, mulheres e jovens que, em colaboração com o Pároco, procuram ajudar as crianças, adolescentes, jovens e adultos a crescer na Fé. Não são substitutos dos Pais. Mas um complemento na formação cristã. Os adultos temporização específica.
Comissão Pastoral Sócio-Caritativa
Pertencer à Comissão de Pastoral Sócio-Caritativa é estar ligada a um movimento da Igreja, cuja função mais importante consiste em dar apoio a famílias carenciadas da nossa Paróquia com uma distribuição mensal de bens alimentares.
Grupo de leitores
E um grupo que colabora com os Sacerdotes nas leituras das Eucaristias ou Celebração da Palavra, emprestando a Deus a voz.
Toda esta colaboração é antecipada por cursos de formação, cabendo sempre ao Pároco, quando o entender, uma chamada de atenção ou mesmo de dispensa.
Colaborar com a Igreja requer que uma pessoa participe activamente, com simplicidade e humildade. É assim que eu vejo a Igreja e os movimentos nos quais estou inserida. Fica a escolha.
Frei José Manuel Nunes Silva, OP
O Fr. José Manuel Silva é natural da nossa paróquia de Perosinho e, como tal, colaborou em vários movimentos paroquiais. Colaborou sobretudo em grupos de animação litúrgica, tais como coros e acólitos. Apesar de agora ser frade dominicano e padre, é membro convidado do Conselho Pastoral Paroquial e deixa aqui o testemunho de Como é ser...
Sempre fui uma pessoa de Igreja, como se costuma dizer. Sempre me fascinou a ideia de poder ser membro de algum grupo eclesial e, por isso, ainda na catequese, por influência de uma vizinha que fazia parte do Coro de Nossa Senhora de Fátima, fui uma vez à Eucaristia e fui para o coro. Gostei muito da experiência e comecei a ir sempre aos ensaios e às Eucaristias. Foi o Coro de Nossa Senhora de Fátima a minha primeira experiência como membro de um movimento. O acolhimento foi bom, o ambiente do grupo também me agradou pela amizade que ali se criou.
Mais tarde, achei que poderia ajudar de outra forma e pedi para ser Acólito. Depois de fazer a formação fui nomeado acólito a 16 de Julho de 2005. Apesar de, infelizmente, alguns colegas terem abandonado este movimento eu fui ficando até ser o «único» acólito da Paróquia. Em 2010, ao preparar a Visita Pastoral do Senhor Bispo, percebi que eram necessários mais acólitos e, depois de falar com o Pároco (Padre Baptista), começamos a sondar possíveis jovens interessados em colaborar como sendo acólitos. Conseguimos um grupo de catorze jovens e, a 16 de Julho de 2010, fundamos o Grupo de Acólitos de Perosinho que, todos os anos vai sendo renovado com a entrada de novos membros.
Contudo, o meu serviço não se ficou por aqui. Entendi sempre que devemos dar tudo pela comunidade e, por isso, fui sendo uma espécie de «bombeiro» da Paróquia e estive sempre onde mais era necessário, seja no altar, seja no coro, seja no órgão. Ser membro da comunidade, no meu entender, é isto: estar disponível para ajudar no que for necessário para bem da comunidade.
Escusado será dizer que foi nestes serviços que surgiu e consolidou a minha vocação religiosa. Daí que ninguém tenha estranhado que, em 2009, tenha ido para o Seminário e que, depois de 2013, tenha abraçado a vida religiosa na Ordem dos Pregadores. Para mim, a Paróquia de Perosinho foi uma mãe e mestra no serviço à Igreja e aos irmãos. Estou muito agradecido por ter crescido e vivido nesta Comunidade e, agora como padre, poder servir a comunidade através do meu ministério.
Mais que dar o testemunho de como é ser membro de um grupo, dou o testemunho de como ser cristão e membro desta grande família e dou graças a Deus por isso.